quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Salvando arquivos do Inkscape para o CorelDraw

O Inkscape é um editor gráfico vetorial. Sua extensão padrão para salvar arquivos é .SVG e para exportação .PNG
Para enviar para outro programa é muito simples, por exemplo:
Para Adobe Illustrator basta Salvar como .AI.
Para salvar em PDF Salvar como .PDF
Para CorelDraw não há a extensão .CDR, o que não diminui em nada seu potencial. Pelo contrário, na minha opinião o CorelDraw é um programa para amadores e bitolados... Comentários particulares à parte, vamos lá.

A primeira forma simples para importar um arquivo feito no Inkscape pelo CorelDraw é salvar um .PDF no Inkscape e importa-lo no CorelDraw. Mas se você não tem este tipo de prática siga as orientações abaixo:

Orientações Gerais
O Inkscape, como qualquer bom programa de edição vetorial possui ferramentas que são próprias. Por isso CUIDADO ao salvar um arquivo e um filtro não abrir da forma esperada. O que recomendo é que faça testes. Alguns filtros perdem qualidade quando são convertidos para o formato .PDF, por exemplo. Então salve um .PNG e recoloque no arquivo original no lugar do efeito. Seu projeto ficará bem mais "leve" para edição. Imagens também podem se perder no meio do caminho. Por isso, uma boa prática é inserir as imagens antes de retirar o projeto do seu computador.





















Para ser mais eficaz, selecione todas as imagens com o comando: CRTL+A e depois faça a incorporação.

Agora para salvar ficou mais fácil, lembra da opção de converter em curvas do CorelDraw? Então, faça o mesmo no Inkscape. Basta selecionar seu texto e utilizar a opção: Caminho > Converter em Caminho, ou o atalho: CTRL+SHIFT+C Duvidas veja as imagens abaixo:






































Agora o arquivo está pronto para ir para o CorelDraw.
Tenha certeza de que todas as fontes estão em "curvas"...
Acesse a opção: Arquivo > Salvar como... > Escolha a opção SVG Plano





















Pronto! Basta abrir seu CorelDraw e Importar o arquivo.











4 comentários:

  1. parabéns pela dica, muito útil p/ quem vai migrar p/ o software livre

    ResponderExcluir
  2. Cara.. eu respeito a opinião de todo mundo e muito bom post... Mas acho q é exagero comentar que Corel Draw é para amadores e bitolados. É um comentário particular, entendi, mas desnecessario, guarde sua opinião pra vc, pq as vezes vc não sabe como a pessoa pode receber isso, e é um tanto... desagradavel talvez. E eu tenho certeza que a ultima coisa q vc quer é q o frequentador do seu blog te ache um cara arrogante, certo? Sei que outros programas são BEM melhores para quem é entendido de trabalhos graficos, tenho varios amigos que me falam de outros programas, mas acho que independente de ser melhor ou pior, deve-se respeitar a decisão dos outros, em TUDO. Grato pela atenção, parabens pelo blog =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações João;
      Agradeço seu comentário e principalmente sua posição quando diz à respeito de usuários de outros programas.
      Acho que me manifestei de forma equivocada.

      À todos minhas desculpas pelo termo, não é uma afirmação que deve ser sustentada.

      Excluir
  3. Respeito muito o comentario de todos. Mais na minha opinião o que manda não e o programa ser de amadores ou não o que importa e o que você sabe fazer... Tenho amigos que usa PhotoScape e Photofiltre e faz coisas que eu faço em Photoshop. Não e puchando saco mais o Augusto Schwartz e um cara muito maneiro e tem muito talento para ensinar as pessoas graças a ele eu sei eu aprendi muita coisa e sempre que pode e tem tempo me da uma dica a mais. Pode ter certeza que ele não ficou Bolado por que você disse isso cola com ele pede ele conselhos e se morar perto dele pede uma moral para ele que eu tenho certeza que ele ajuda sim

    Abraço...

    ResponderExcluir